domingo, 4 de setembro de 2011

A LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

O principal motivo para que a tuberculose ainda faça tantas vitimas é o abandono do tratamento por partes dos pacientes.
A maior dificuldade que encontramos é a continuidade no tratamento, que dura entre seis meses, nos casos mais simples, a dois anos, quando o bacilo é resistente. Entre 10 a 15 dias tomando o remédio, o paciente começa a se sentir melhor, tem menos febre e tosse e, por isso, acha que está curado e abandona o tratamento, tornando o bacilo mais resistente.
Tose por mais de três semanas, com catarro ou não, febre baixa que se manifesta entre o fim da tarde e o começo da noite, suores noturnos e perda de peso são os principais sintomas da tuberculose, o escarro com sangue ocorre em casos mais avançados da doença.
É importante saber que quem tiver um ou mais sintomas, não deve hesitar em procurar um posto de saúde e fazer o teste.
No Brasil tudo é fornecido pelo sistema único de saúde (SUS): do diagnóstico – que é feito por meio de teste que identifica a presença do bacilo, pelo catarro do paciente ou por raio X.
O tratamento é simples, mas não é fácil: tem efeitos colaterais, causa manchas vermelhadas na pele, enjôos, porém o abandono do tratamento pode levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário