domingo, 30 de setembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS.

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO/Ariquemes) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, realizou a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s, os quais receberam treinamentos de primeiros socorros.
O curso aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero.


De acordo com o Coordenador do SAMU, Marconi Edson Bezerra Santana, o curso surgiu da necessidade de orientar e dar subsídios aos ACS, lotados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s – de todos os Bairros, para que em situações de emergência saibam como proceder nos casos de engasgamento, queda, crises convulsivas e ferimentos diversos.


O Instrutor do Curso de Primeiros Socorros, Cabo Françoso e os seus auxiliares, o Soldados Ribeiro e o enfermeiro Rogildo Vieira Machado, destacaram que a partir deste treinamento todos serão capazes de prestar atendimentos às vítimas de quaisquer acidentes ou mal súbito, antes da chegada de uma equipe especializada em “Atendimento Pré-hospitalar – APH”.


Entre os assuntos abordados aos cursistas, o primeiro passo do socorrista é a avaliação inicial do acidentado, analisar se o cenário do acidente é seguro, ver quantas vítimas, e sendo necessário o pedido de socorro para uma equipe especializada, a ligação deve ser para 193 – Corpo de Bombeiros.


O Cabo Françoso salientou que, do atendimento inicial até a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros, o socorrista deve realizar os exames primários AVDI (A-Alerta/ V-Verbal/ D-Dor/ I-Inconsciente), que serve para analisar o nível de consciência. Depois avalia-se o ABCDE (A- Abertura de vias aéreas/ B-Boa ventilação/ C-Circulação/ D-Distúrbios Neurológicos/ E- Exposição da vítima e controle térmico).

Ele destaca ainda, para dois detalhes importantíssimos: o uso de luvas para evitar a contaminação e o fato da vítima não poder tomar água. “Mesmo que a vítima implore para beber água, não podemos ceder ao seu pedido, isso pode retardar todo o processo de atendimento na necessidade de cirurgia”, disse Françoso.

O Coordenador do SAMU parabenizou aos ACS’s por ter participado dessa capacitação e disse que “as orientações serão úteis no dia-a-dia desses agentes comunitários, elas servirão para orientá-los sobre os primeiros socorros e acidentes diversos”, disse Marconi Santana.


FONTE: RONDONIDINÂMICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário