quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vasectomia é forma segura e saudável de incluir homem no planejamento familiar

Foto: John Smith/Corbis
Atualmente, além de todas as responsabilidades que a mulher assume na estrutura familiar, no Brasil, é muito comum que ainda pese sobre ela a obrigação de evitar ou não uma gravidez. Por isso, o Ministério da Saúde faz um alerta aos homens brasileiros para os benefícios da vasectomia, cirurgia simples realizada pelo SUS, que interrompe a circulação de espermatozoides, impedindo que a mulher engravide.

Apesar de ser um procedimento extremamente seguro, muitos homens ainda são contra a cirurgia por medo da dor ou de acabar desenvolvendo problemas de ereção. Para esses homens, além da garantia da medicina, vale mostrar depoimentos de outros homens que fizeram a cirurgia e não tiveram qualquer reação. Como é o caso do gerente corporativo, Gilberto Mendes: ”A intervenção é muito rápida, você sai do ambulatório no mesmo dia. E não tem nenhum tipo de incomodo. É algo que, para o homem, é muito mais fácil. Então, dentro de uma questão de convívio familiar, de realmente partilhar os prós e contras, é interessante que o homem tenha essa iniciativa e poupe a mulher da intervenção mais profunda, intervenção cirúrgica”, conta.

Uma cirurgia semelhante a vasectomia também é realizada pelo SUS em mulheres. A laqueadura, no entanto, pode trazer diversos incômodos ao corpo feminino. Por esta razão, o coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, explica que a melhor opção para o casal que não deseja mais ter filhos é a vasectomia. ”Isso é muito benéfico para as mulheres. Porque a laqueadura é um procedimento muito mais invasivo e muito mais delicado. Então, naquelas famílias que estão mais estabilizadas e que os homens já definiram o número de filhos que queriam ter, é muito bem vindo que, nessa negociação do casal, que os homens possam abrir mão sim, e as mulheres possam se preservar e que eles realizem a vasectomia e, com isso, se resolva a questão do planejamento familiar da família”, esclarece o Chakora.

O gerente corporativo  Gilberto Mendes fala ainda que os homens precisam deixar o medo de lado e garante que a cirurgia não deixa o homem impotente. ”Com relação à atividade sexual, não há nenhum reflexo. Eu tenho diversos amigos que fizeram isso. Aliás, todos afirmam que não tiveram nenhum tipo de reflexo. A vida sexual continua a mesma sem nenhuma interferência”, relata.

Para realizar a cirurgia de vasectomia, o homem deve ter mais de 25 anos e já ter tido dois ou mais filhos. A cirurgia só é feita três meses depois da primeira consulta.

Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário