terça-feira, 11 de setembro de 2012

Surto de meningite assusta população de Sambaíba, MA

Um surto de meningite tem assustado a população de Sambaíba, a 898 km de São Luís. No município, não há vacina disponível para os pouco mais de 5.000 habitantes, segundo relatou ao G1, Marciléia Barros, que tem seus pais residindo naquela cidade. "Só consegue se vacinar quem compra a vacina em São Luís. É preocupante essa situação, uma vez que tem muita gente que não tem condições de comprar a vacina. Seria importante todo mundo estar vacinado, se sentir seguro", disse.

Três mortes foram confirmadas e 15 casos registrados, em um relatório divulgado pela Coordenação do Programa de Saúde de Sambaíba. "Estamos acompanhando a situação com relatórios diários. As aulas nas escolas da cidade já foram suspensas para evitar um maior contágio. Já descobrimos que a origem é bacteriana, mas o Ministério da Saúde é quem vai decidir se haverá o envio de vacinas para imunizar toda a população; o que deve ser decidido ainda hoje", afirmou o coordenador Dorgival Pereira.

Em contato com o G1, a Secretaria de Saúde do Maranhão reafirmou o acompanhamento do caso. Em nota, o órgão estadual disse que Equipes da Superintendência de Epidemiologia estiveram nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras e Loreto, onde foram diagnosticados seis casos, e disponibilizaram antibióticos para bloqueio e instrumentos de orientação, além de protocolo de conduta clínica e epidemiológica.

Ainda de acordo a Secretaria de Saúde do Maranhão, técnicas do Programa de Vigilância e Controle das Meningites foram enviadas às cidades para avaliar as ações de controle e assessorar os municípios no processo. O Ministério da Saúde já foi notificado e deslocará técnicos para a região, na próxima sexta-feira (7) para avaliarem a extensão do surto e a tomada de providências. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário