quinta-feira, 4 de outubro de 2012

4 de outubro, dia do agente comunitário de saúde

O Agente de Saúde não cuida da saúde, nem realiza diagnósticos. Entretanto, trabalha com a promoção da saúde e com a prevenção de doenças, no sentido de estimular a vacinação, de educar a comunidade sobre eventuais riscos e de colher informações de saúde. É um verdadeiro educador de saúde.
Sabemos que os agentes são uma ponte entre a comunidade e o poder público. Sabemos também que o agente conhece, melhor do que ninguém, a sua micro-área, os problemas e as necessidades dela, e é o interessado imediato em melhorar as condições de saúde no local em que reside. Da mesma sorte, vale destacar a arte profissional em aliar o saber popular e saber científico, de forma a difundir melhor assuntos de saúde, que a principio, não sejam palatáveis ao grande público.
Tendo em vista a data vindoura, destacamos o valor desses profissionais, que certamente, muitas conquistas serão realizadas nos momentos subseqüentes, e isso não será apenas uma vitória desses profissionais que lutam pala valorização. PARABÉNS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DE TODO O BRASIL, POR ESSA DATA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário